JML Bookstore - Editora JML
Solu��es JML
ACESSE O PORTAL JML
Acervo de livros digitais da JML
publicações especializadas da JML Editora
CONHEÇA O ACERVO
Preencha dos dados abaixo,
utilizando um e-mail válido.
Faça o download GRATUITAMENTE!

Nome

E-mail

Entidade/Empresa

Cargo

Compartilhe essa publica��o nas Redes Sociais:


Manual das Estatais - Questões jurídicas, práticas e essenciais de acordo com a Lei 13.303/16.
Questões jurídicas, práticas e essenciais de acordo com a Lei 13.303/16.
Disponível para Download
302 páginas - 1ª Edição/2019 - ISBN:978-85-93826-05-4

Autores
Caroline Rodrigues da Silva e Thiago Bueno de Oliveira.

SINOPSE
APRESENTAÇÃO
A Lei Federal n° 13.303/2016 (Lei das Estatais – LE) dispôs sobre o estatuto jurídico da empresa pública e sociedade de economia mista, regulamentando diversos aspectos relacionados às normas de governança, controle, integridade, licitações e contratos, dentre outros temas, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. A LE regulamenta o artigo 173, §1° da Constituição Federal/88 e tem a pretensão de agregar maior transparência, impessoalidade, controle, eficiência e moralidade na atuação e contratações das Estatais em vista da sua natureza jurídica e do mercado em que atuam. Como toda lei que estabelece um estatuto jurídico, ainda mais com modificações substanciais em relação ao modelo anterior (Lei Federal n.º 8.666/93), a Lei Federal n.º 13.303/16 trouxe uma grande, variada e complexa carga de dúvidas quanto aos conceitos, normas e procedimentos edificados em seu texto. Após dois anos da edição da Lei das Estatais e muitos treinamentos realizados pelo Brasil, os autores desta obra, Caroline Rodrigues da Silva e Thiago Bueno de Oliveira, decidiram compartilhar com o público em geral as diversas questões que têm nessa jornada, registrando suas considerações em relação a cada uma delas. A intenção da obra é que ela possa ser considerada como fonte de consulta na rotina dos diversos empregados públicos, das inúmeras Empresas Estatais, sejam da União, dos Estados, do DF ou dos Municípios.

Por isso, a obra está edificada em microtemas, alinhados com a estrutura normativa, contendo numeração sequenciada das perguntas, com o objetivo de facilitar a consulta por parte dos colaboradores das Estatais, em especial levando em consideração a pressa imposta pela rotina das atividades ordinárias. Já com a intenção de transformar esta obra em repositório habitual de consulta e mantê-la sempre atualizada, pretendemos para as próximas edições responder às perguntas elaboradas pelos leitores, participantes das capacitações e alunos. Portanto, venha fazer parte desta obra também! Por fim, desejamos uma boa leitura a todos, e ficamos na expectativa de que realmente alguns dos vários pontos temáticos tratados na Lei das Estatais possam ser esclarecidos. Até a nossa próxima edição.
Thiago Bueno e Caroline Rodrigues Brasília/Curitiba, novembro de 2018.

Newsletter

Grupo JML (Sede)

Mendes e Lopes Pesquisa, Treinamento e Eventos Ltda.
CNPJ: 07.777.721/0001-51
Rua Mandaguaçu, 534, Sala 4 ‐ Bairro Emiliano
Perneta ‐ 83324‐430 ‐ Pinhais/PR.

Escritório Business (Reuniões)

Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 417, sala 2101, 21º andar
Centro - 80410-180- Curitiba/PR

Central de Relacionamento JML:
41 3595.9999
Consultoria/Assessoria: 41 3595.9997
WhatsApp: 41 9 9622.6851
Utilizamos cookies (e/ou tecnologia de rastreamento de dados) para saber como você interage com nosso Portal (Sites de serviços online, Hotsites e Landing Pages). Usamos esta informação para melhorar sua experiência e para metrificar visitantes. Para entender mais sobre o que utilizamos, veja nossas Políticas de Privacidade de Dados: Política de Privacidade e Política de Cookies.
ACEITAR